quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cálculo Mental

 

Apresentação

O Calculo Mental refere-se à possibilidade de encontrar a solução de uma operação independentemente de seu registro utilizando de diferentes técnicas de decomposição.
Contudo, é nesse que o aluno tenha a aquisição interiorizada do sistema de numeração decimal e a ideia das quatro operações.
Cálculo Mental
O que muitos entendem como um raciocínio desorganizado, na verdade, pode estar apoiado em propriedades das operações e do sistema de numeração. Por isso, deve ser incentivado já nas séries iniciais.
Infelizmente, o cálculo mental ainda não é tão valorizado quanto à conta armada ou cálculo feito integralmente “de cabeça”.
O Calculo Mental permite encontrar a solução de uma operação através de diferentes técnicas de decomposição. Um cálculo que se faz sem seguir um algoritmo único, pré-determinado, buscando a melhor estratégia, de acordo com os números envolvidos na operação, podendo contar com apoio escrito.
Ao realizar o calculo mental o aluno percebe que há diferentes caminhos na resolução de um mesmo problema e a imaginar um resultado aproximado. Compreende também a importância de registrar seu calculo mental decompondo-o.
 
Conclusão
Cabe ao professor exercitar o calculo mental de seus alunos estimulando-os em atividades e situações problemas que visam à aprendizagem de cálculos pensados, através de um processo de construção, compreensão e comparação de diferentes procedimentos usados pelos alunos.
 Bibliografia
http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/
http://matbrinque.blogspot.com.br/2012/09/usando-calculo-mental.html

Situações que a matemática é aplicada no cotidiano


Apresentação

A Matemática está presente em nosso cotidiano em tudo ao nosso redor. Nesta pesquisa relatamos 10 situações em que a matemática é aplicada no nosso dia a dia.

 Situações que a matemática é aplicada no cotidiano

·         Troco na padaria

Uma atividade que podemos usar, como exemplo, é uma simples ida à padaria, pensamos em quantos pães comprar, ou seja, quantas unidades. Sabendo a quantidade que vamos comprar temos que calcular qual o valor de dinheiro que vou gastar para fazer a compra? Evidentemente que temos primeiro que saber qual é o preço da unidade, cada unidade que nós formos comprando tem de somar o valor. O valor total em dinheiro é a soma dos valores unitários, na prática se compramos 6 pães e o valor da unidade é igual a R$0,20, sabemos que o valor da compra é de R$1,20. Usamos valores numéricos para realizar esse raciocínio, abordando conceitos matemáticos importantes como o uso de unidades, soma e quantidade.
 



 ·         Fazendo compras no supermercado

Uma atividade que podemos usar, como exemplo, é fazer compras através das revistas de preços de mercadorias do supermercado em sala de aula. Isso fará com que nossos alunos assimilem que quando vamos ao supermercado fazemos uma lista com tudo que vamos comprar e assim pesquisamos preços, quantidade, peso, tamanho, data de validade das mercadorias e depois temos o valor gasto final da compra.


·         Tirando medidas

Na cozinha fazendo uma receita trabalhos com medidas, formas, tempo.

Vamos fazer panquecas?

Ingredientes

• 2 xícaras chá de farinha de trigo

• 2 xícaras chá de leite

• 3 ovos

• 1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, em seguida desligue e com uma colher misture a farinha que grudou no copo do liquidificador, bata novamente só para misturar, reserve.

2. Utilize uma frigideira média antiaderente para fritar as panquecas, unte a frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo até aquecer.

3. Com o auxílio de uma colher concha pegue uma porção de massa e coloque na frigideira, gire a frigideira para espalhar bem a massa.

4. Abaixe o fogo e deixe dourar por baixo em seguida vire do outro lado e deixe dourar, repita o processo com toda a massa.

5. Utilize o recheio e o molho de sua preferência.



 


·         Brincadeiras/ Jogos

 Caixa mágica
1.                  Providencie caixas de tamanhos e cores diferentes, e preencha-as com materiais diversos (areia, botões, tecidos, algodão e palitos).
2.         Além das diferenças no tamanho, estimule comparações de peso e de quantidade.
3.         Questione qual é a caixa m
ais pesada, qual tem a maior quantidade de itens etc.
 


 
Jogo Imobiliário

O jogo Banco Imobiliário Interativo tem como principal objetivo fazer com que pessoas interessadas no mercado financeiro aprendam importantes conceitos de economia por meio da simulação de negociações de propriedades. O jogador assume o papel de um potencial comprador de propriedades imobiliárias, que podem ser adquiridas e desenvolvidas para gerar mais lucro, e é de fundamental importância que ele saiba manter seu balanço entre investimentos e gastos, para que possa se manter no jogo e vencer o adversário, que perderá caso entre em falência. Os usuários do Banco Imobiliário Interativo irão aprender conceitos que podem ser utilizados na prática durante sua vida, na compra de imóveis e bens em geral, a fim de garantir uma vida financeira estável.

·         Livros

Cachinhos de Ouro e os três ursinhos
Contando a historia Cachinhos de Ouro e os três ursinhos nós usamos a matemática contando os ursinhos, observar maior/menor e tempo.

 
Os problemas da família Gorgonzola

Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também têm. Com este livro, o pequeno leitor poderá perceber que a matemática pode ajudar a resolver diversas situações do dia a dia.



·         Contando o tempo no relógio

Indicado para crianças que já aprenderam a olhar as horas em relógios com ponteiros. Reforça a memorização dos números desenvolvendo o raciocínio de cálculos relacionados à divisão/fração. Organiza-nos em relação ao tempo que vivemos e horários que temos que cumprir.
 

·         Repartindo bolo

Dividindo um bolo em pedaços podemos trabalhar com frações e com divisão.



 

·         Calendário

O calendário é um sistema de contagem de datas e agrupamento de dias, é extremamente fundamental para nos situar do dia, mês e ano em que vivemos e também para lembrarmos-nos de datas importantes. O calendário organiza nossa vida, é primordial como o relógio.




·         Música

A música além de ritmo e melodia tem tempo e espaço, e desta forma usamos a matemática para calcular o tempo de cada batida e o momento de tocar cada nota musical. A matemática também está presente nas letras das musicas como podemos ver na música dos Indiozinhos, e da Galinha do vizinho.



 
·         Para pesar

Usamos a matemática para pesar mercadorias, transportes e nós mesmos em balanças.


Conclusão

Nós usamos matemática para observar se um lugar esta longe ou perto, se um ambiente, objeto ou pessoa é grande ou pequena; quando subimos na balança para nos pesar.

Usamos a matemática quando colocamos duas medidas de água para cada medida de arroz na hora de cozinha e quando seguimos uma receita de bolo ou torta; para preparamos uma jarra de suco ou fazemos café temos que fazer a quantidade necessária dos ingredientes.

A matemática é muito importante e usada para controlar nossa conta bancária, podemos usa-la também para costurar, controlar as datas, para tomar remédio de tantas em tantas horas conforme prescrito pelo médico, para calcular o tempo que chegaremos à escola ou no trabalho. Enfim, a matemática faz parte de nossas vidas e sem ela tudo no mundo seria desorganizado e sem sentido.

 

Bibliografia

http://www.infoescola.com/matematica/usando-a-matematica-no-cotidiano/

http://corujinhascorderosa.blogspot.com.br/2012/09/20-situacoes-que-usamos-matematica.html

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-2368-h,00.html

http://www.tudogostoso.com.br/receita/82681-massa-de-panqueca.html

http://www.sbpcnet.org.br/livro/64ra/resumos/resumos/9961.htm

http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/