Apresentação
O
Calculo Mental refere-se à possibilidade de encontrar a solução de uma operação
independentemente de seu registro utilizando de diferentes técnicas de
decomposição.
Contudo,
é nesse que o aluno tenha a aquisição interiorizada do sistema de numeração
decimal e a ideia das quatro operações.
Cálculo
Mental
O
que muitos entendem como um raciocínio desorganizado, na verdade, pode estar
apoiado em propriedades das operações e do sistema de numeração. Por isso, deve
ser incentivado já nas séries iniciais.
Infelizmente,
o cálculo mental ainda não é tão valorizado quanto à conta armada ou cálculo
feito integralmente “de cabeça”.
O
Calculo Mental permite encontrar a solução de uma operação através de
diferentes técnicas de decomposição. Um cálculo que
se faz sem seguir um algoritmo único, pré-determinado, buscando a melhor
estratégia, de acordo com os números envolvidos na operação, podendo contar com
apoio escrito.
Ao realizar o calculo mental o aluno percebe que há diferentes
caminhos na resolução de um mesmo problema e a imaginar um resultado aproximado.
Compreende também a importância de registrar seu calculo mental decompondo-o.
Conclusão
Cabe ao professor exercitar o calculo mental de seus alunos
estimulando-os em atividades e situações problemas que visam à aprendizagem de
cálculos pensados, através de um processo de construção, compreensão e
comparação de diferentes procedimentos usados pelos alunos.
http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/
http://matbrinque.blogspot.com.br/2012/09/usando-calculo-mental.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário